Sorriso tem redução de testes positivo, mas aumentam internações na faixa etária entre 30 a 50 anos

“Estamos vivendo um momento de controle da pandemia; não podemos diminuir os cuidados agora e correr o risco de regredir”. O pedido foi realizado pelo prefeito Ari Lafin nesta manhã (03), durante a reunião do Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 no Município. O prefeito lembrou que desde a segunda semana de abril, Sorriso vem apresentando uma queda significativa na curva de contágio.

Na quinta-feira passada (29), data em que foram divulgados os números da 17ª Semana Epidemiológica de 2021, os números demonstraram uma queda de 7,45% com 149 sosrrisenses testando positivo. Na semana anterior haviam sido 161 pessoas. Na média acumulada, desde a 14ª SE, a queda registrada é de 43,69%, visto que de 1º a 8 de abril foram notificadas 341 situações de  pessoas com o vírus ativo no organismo. “Para manter essa queda, precisamos manter também as medidas protetivas básicas”, frisa o prefeito. Ari reforça alertando que mesmo com a diminuição de pessoas testando positivo, as internações não diminuíram.

O fato também preocupa o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, que detalha que desde o início das imunizações, em janeiro, o número de idosos internados diminuiu. Porém, aumentaram as internações na faixa etária entre 30 a 50 anos. “Infelizmente na semana passada registramos cinco óbitos. Cinco famílias choraram a dor de perder alguém; desse total tivemos uma pessoa com 90 anos, uma com 71 e três entre 44 a 58 anos de idade. Por isso alertamos: a pandemia não acabou, precisamos nos manter unidos e com cuidados diários”, diz.

Marchioro acrescenta que a faixa de ocupação de leitos de UTIs no Estado está em 86%. “Se analisarmos os gráficos vamos ver que hoje a Região Norte – Sorriso, Sinop, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum – está com todos os leitos de UTIs ocupados”, pontua.

Doses recebidas e aplicadas 

Marchioro explica que até o momento o Município recebeu 12.332 doses de vacinas contra a Covid-19. Do total recebido, 11.141 doses já foram aplicadas, o que equivale à aplicação de 90,3% dos imunizantes recebidos. 7.283 pessoas foram imunizadas com uma dose; outros 3.858 sorrisenses já foram imunizados pela segunda vez. Os dados são de hoje e constam no Portal Localiza SUS do Ministério da Saúde.

O secretário ressalta que a previsão para hoje é receber mais 1,8 mil doses de vacina. “Se recebermos esse total, queremos avançar essa semana e imunizar todos os idosos até os 60 anos”, salienta.

O Município vem seguindo à risca o Plano Nacional de Imunização do MS. “Pedimos empatia à população; queremos imunizar todos. Mas nesse momento está fora do nosso alcance, por isso reforçando a necessidade da intensificação das medidas protetivas como o uso de máscara, do álcool 70º, a higienização constante das mãos e o fim das aglomerações e festas clandestinas”, declara.

“Recomendamos que quem testou positivo e está bem: por favor, fique em casa. Lembramos ainda que familiares que convivem com pessoas positivas também devem observar a quarentena para evitar que transportem o vírus para outros locais”, alerta. “Nesse momento, um pouco de empatia pelo outro e cuidado também são medicamentos indispensáveis ao nosso dia-a-dia”, finaliza.

E quem tiver qualquer sintoma, deve procurar o Hospital de Campanha Municipal ou a UPA Sara Akemi Ichicava, ambos abertos 24 horas. Dúvidas também podem ser esclarecidas pelo 150 que atende das 7 horas da manhã à meia-noite.

Texto: Redação Portal Sorriso com Decom