Turismo em Portugal: A Recuperação da Economia Após a Pandemia
Sorriso: Venda de ovos de chocolate está menor este ano
As decorações atraentes e a grande variedade de tamanhos, sabores e preços ainda não convenceram o consumidor. Resultado: os ovos de páscoa não estão sendo levados para casa conforme esperavam os lojistas de Sorriso.
Este ano, a procura pelos ovos de chocolate está bem menor do que o registrado na mesma época de 2014. “Neste período de proximidade da Páscoa, as vendas estavam cerca de 30% maiores que atualmente”, disse Jair Marinho, gerente de um supermercado, que espera ver todo o estoque vendido até domingo.
Segundo o gerente, as vendas caíram de um modo geral, afetando não só os chocolates.
Assim como em Sorriso, dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostram a primeira queda em 11 anos no volume de vendas para a data, se comparadas com os resultados do último ano.
A atual tendência de redução no nível de ocupação e na renda, decorrente da queda da atividade econômica esperada para 2015, é a principal responsável pela desaceleração nas vendas. “Além disso, a desvalorização do real, superior a 40%, entre a Páscoa deste ano e a de 2014, quando a taxa de câmbio estava abaixo dos R$ 2,25, afetará de forma significativa os preços dos produtos tradicionalmente demandados nessa época do ano, especialmente os importados”, afirma Fabio Bentes, economista da CNC.
De acordo com dados mais recentes do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), os bens e serviços mais demandados durante a Semana Santa acumularam alta de 9,1% nos 12 meses encerrados em março de 2015, destacando-se o aumento nos preços de chocolates (+10,9%) e pescados (9,3%).
A Páscoa é a sexta data comemorativa mais importante para o varejo, só perdendo em volume de vendas, pela ordem, para o Natal, o Dia das Mães, o Dia dos Pais, o Dia das Crianças e o Dia dos Namorados.
Confira reportagem do Cidade Alerta: https://www.youtube.com/watch?v=i1a4FrllW6U
Texto: Redação Portal Sorriso MT