TCE investiga prejuízo de R$ 2,1 milhões com frota de prefeitura

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) deve apurar um suposto prejuízo de R$ 2,1 milhões com a frota de veículos da Prefeitura de Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá. Na quarta-feira (8), o órgão determinou a Tomada de Contas para identificar os responsáveis pelo suposto desvio e obter o ressarcimento ao erário.

De acordo com a decisão, foram identificadas quatro irregularidades envolvendo os veículos da prefeitura. São elas:

  • Pagamento de locação de software de gestão de frotas sem o respectivo uso;
  • Pagamento de aquisição de combustível sem comprovante de fornecimento;
  • Fornecimento de combustível para veículo que não tem vínculo com a administração;
  • Troca de peças e realização de serviços de manutenção sem comprovante de execução.

As possíveis irregularidades foram descobertas durante auditoria de conformidade, que abrangeu o período de 1º de janeiro de 2012 a 31 de dezembro de 2016, durante a gestão do prefeito Roberto Ângelo de Farias (PSD).

Pelas irregularidades, a 2ª Câmara do TCE multou o prefeito e o auditor interno Marcos Antônio Moraes Pereira, em 10 UPFs cada.

A multa foi aplicada ao prefeito por “modificar sucessivamente os fiscais de contrato da Secretaria de Viação e Obras, sem estabelecer qual o contrato de responsabilidade de cada um dos servidores”.

Já ao auditor, a multa foi aplicada por não comunicar o prefeito sobre a inexistência de fiscalização dos contratos de fornecimento de combustível.

O G1 tenta contato com a defesa dos citados.

Texto: G1 MT