Tempo seco aumenta risco de queimadas em Sorriso

Nessa época do ano, o clima fica realmente seco e as chuvas se tornam escassas, o que deixa a vegetação suscetível às queimadas.

Elas são, ao lado dos desmatamentos, os principais problemas ambientais. Na semana passada, o Cidade Alerta mostrou duas grandes queimadas registradas em lavouras de milho.

Em um dos incêndios, o produtor teve prejuízos por conta do incêndio ocasionado pelo superaquecimento da colheitadeira aliado ao tempo seco. 

Mesmo com o risco de queimada eminente durante a colheita do cereal, algumas formas de prevenção podem minimizar as proporções do incêndio, como, por exemplo, manter uma reserva de água nas proximidades da colheitadeira. 

No próximo dia 15 de julho tem início no Mato Grosso o período proibitivo de queimadas que estende-se até o dia 15 de setembro com possibilidade de ser prorrogado.

Neste período fica proibido qualquer tipo de queimada em área rural ou urbana, lembrando que na área urbana a queimada é proibida o ano todo.

Segundo o Corpo de Bombeiros, diariamente são registrados focos de queimadas em Sorriso, situação que pode ser amenizada com a prevenção e a denúncia.  

Vale lembrar que a queimada ilegal é crime ambiental e quem for pego na prática criminosa deve ser multado e penalizado.

Confira AQUI a reportagem completa no Cidade Alerta, programa da TV Sorriso (Record).

Texto: Larissa Gribler/ Portal Sorriso MT