Transtorno no acesso aos portos do Pará continua a gerar prejuízo no escoamento da safra

Em pleno período de colheita de soja, as fortes chuvas deixaram trechos da rodovia BR-163 intrafegáveis no sudoeste do Pará. Longas filas de carretas se formaram e deixaram motoristas ilhados por mais de uma semana e sofrendo prejuízos com a situação.

O motorista João Bento, de Sorriso, teve um pouco mais de sorte e ficou parado por cinco dias em um trecho que, normalmente, ele faz em dois dias rumo a Miritituba, no Pará. As imagens feitas por ele mostram as dificuldades que os motoristas estão enfrentando para trafegar na região. Assista AQUI.

Mesmo com as dificuldades, João está voltando para lá com um novo carregamento de soja. Isso porque o preço do frete de Sorriso para Mirituba aumentou consideravelmente. Hoje, os produtores estão pagando cerca de R$240 por tonelada.

Rogério Bruzamarelo, gerente de uma transportadora de Sorriso, disse que é difícil encontrar motoristas que queiram fazer o trajeto para Miritituba, com medo do que podem enfrentar na região. A necessidade de escoamento da produção e a dificuldade no transporte fez elevar o preço do frete.

Homens do exército e da Polícia Rodoviária Federal controlam o tráfego de caminhões no local. Quando chove surgem os atoleiros e quando faz sol, o exército aproveita para concertar a estrada.

Os motoristas vão praquela região somente com a certeza de que o trajeto não será fácil.

Confira a reportagem completa no Cidade Alerta, programa da TV Sorriso (Record TV).

Mais imagens

 

Texto: Larissa Gribler/Portal Sorriso