Treze municípios de Mato Grosso têm casos confirmados de microcefalia

Treze dos 141 municípios de Mato Grosso concentram os 45 casos confirmados de microcefalia no estado. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES), que foram divulgados nesta sexta-feira (26), os municípios com os maiores números de casos são Cuiabá (12) e Rondonópolis (18), a 218 km da capital.

Conforme o boletim epidemiológico, os demais casos de microcefalia foram registrados em Cáceres (1), Cláudia (1), Comodoro (1), Juara (1), Peixoto de Azevedo (1), Rondonópolis (1), São José do Povo (1), Sapezal (1), Sorriso (3), Tapurah (1) e Várzea Grande (3).

Desse total, a malformação provocada pelo vírus da zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, foi confirmada apenas nos municípios de Cuiabá (6) e Primavera do Leste (1).

Ao todo, dos 289 casos notificados de microcefalia em Mato Grosso, 111 seguem sob investigação e 133 foram descartados após a reavaliação clínica de exames de imagens e do perímetro cefálico, que constatou que estavam dentro da normalidade.

São considerados com microcefalia os bebês nascidos com 37 semanas ou mais de gestação que apresentem perímetro cefálico de 31,9 cm (meninos) e 31,5 cm (meninas), conforme parâmetro da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mortes
Ao todo, segundo o boletim da SES-MT, foram registradas 20 mortes ligadas à microcefalia, mas apenas seis foram confirmadas até o momento. Outras oito notificações seguem sob investigação e quatro foram descartados.

 

Texto: Redação Portal Sorriso MT