Único policial é afastado e delegacia de cidade de MT fecha as portas

O afastamento por uma decisão judicial do único policial civil que trabalhava na Delegacia de Nova Brasilândia, a 223 km de Cuiabá, em março deste ano, provocou o fechamento da unidade, já que o investigador não foi substituído.

Desde o final de abril, toda pessoa presa no município que tem que ser levada para Chapada dos Guimarães, que fica a aproximadamente 160 km. O policial afastado é suspeito de agiotagem.

A delegacia fechou as portas no final de abril, informou a Polícia Civil, que alegou dificuldades no efetivo. O município tem população estimada de 4 mil habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O fechamento da delegacia acabou afetando o trabalho da Polícia Militar, que tem um núcleo em Nova Brasilândia. Isso porque toda pessoa presa no município tem que ser levada por uma viatura da PM para a delegacia de Chapada dos Guimarães.

“O deslocamento demora uma média de uma hora e meia a duas horas”, disse o major Hernandes Magalhães, que comanda a 1ª Cia. Independente de Chapada dos Guimarães, à qual o núcleo da PM de Nova Brasilância é subordinado.

Para a população, o fechamento da delegacia traz sensação de insegurança. “A cidade está ao deus-dará. Tem acontecido crimes aqui na região, como roubos, furtos. Aliás, não só aqui, mas em Planalto da Serra, que também não tem delegacia. Homem bate na esposa e ninguém faz nada, porque não tem delegacia para levar”, disse a vendedora Keila Ferreira, de 29 anos, que mora em Nova Brasilândia.

O município de Planalto da Serra fica a aproximadamente 60 km de Nova Brasilândia, e também tem como responsável a delegacia de Chapada dos Guimarães.

Afastamento
O policial civil foi afastado porque estaria usando o cargo para tentar intimidar as pessoas que atrasavam o pagamento dos juros de dívidas. Pelo menos cinco pessoas alegaram terem sido vítimas do investigador.

Texto: G1-MT