Vereadores entregam requerimento e Prefeitura inicia estudos para intervenção na Águas de Sorriso

Antes da aprovação de um requerimento assinado por todos ou maioria dos parlamentares, os vereadores Dirceu Zanatta e Johnson Ribeiro foram ao gabinete do prefeito, Ari Lafin, nesta manhã, e entregaram um documento que pede a intervenção do município na Águas de Sorriso, concessionária dos serviços de distribuição de água e tratamento de esgoto.

Os parlamentares apontam falhas no serviço de abastecimento de água e reclamações feitas pela população quanto à tarifa de esgoto, que corresponde a 90% sobre a tarifa de água, além de más intervenções nas ruas (gerada pela forma de execução das obras), e não cumprimento das metas previstas no contrato de concessão, o que pode culminar em uma possível quebra de acordo. Recentemente, conforme o Portal Sorriso noticiou, moradores do Mário Raiter fizeram um protesto após a falta d’água por mais de 4 dias consecutivos.

Segundo Zanatta, todos os vereadores foram convidados a assinarem o requerimento que pede a intervenção da Águas de Sorriso. Ele disse que acredita que 90% dos parlamentares assinarão o próximo requerimento a ser aprovado na próxima sessão. “O mais importante é darmos um resultado à população”, destacou.

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, diz que é favorável à intervenção. Ele informou que o requerimento será encaminhado à Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados (Ager) e à Secretaria Municipal de Administração para que sejam juntados todos os autos de infração em desfavor da concessionária ao longo de 2 anos e meio.

Hoje à tarde, às 14h, segundo o prefeito, haverá uma reunião no Ministério Público. “Vou fazer com que todos os caminhos jurídicos possíveis possam ser obedecidos para que possamos conseguir que essa vontade da Câmara municipal. Para que possamos de maneira legal que esse fato [a intervenção] seja executado. Se pudesse já teria executado a intervenção, mas precisamos de amparo legal”, frisou Lafin.

O prefeito explicou que caso seja aprovada a intervenção, inicialmente o procedimento não requerer a retirada imediata da Águas de Sorriso, mas, sim, nomear o interventor da Prefeitura para atuar na concessionária para o levantamento de todas as contas e possível constatação da ineficiência da empresa para que o Executivo faça o gerenciamento dos serviços.

“Porém, a Prefeitura precisa de amparo jurídico porque a Águas de Sorriso pode retomar as ações por meio de uma ação jurídica devido ao contrato de concessão. Será feito o estudo da parte jurídica e da Ager. No mínimo, precisamos de 10 dias para termos um parecer técnico e a Prefeitura também estudará se tem condições de assumir a gestão da concessão”, finalizou Lafin.

Procurada pelo Portal Sorriso, a assessoria da Águas de Sorriso comunicou que a empresa ainda avalia quando se pronunciará sobre o assunto. 

Saiba mais:

Câmara sugere à Prefeitura que nomeie interventor para concessionária Águas de Sorriso

Procon registra reclamações de falta d’água no Mário Raiter

Moradores do Mário Raiter fazem protesto por falta d’água há 4 dias

Após manifesto de moradores do Mário Raiter, caminhões-pipa abastecem bairro

Sorriso: tarifa de esgoto, que corresponde a 90% do consumo de água, é cobrada em 11 bairros

Ministério Público deve ajuizar nova ação contra a Águas de Sorriso para executar multas

Prefeitura multa Águas de Sorriso em R$ 1,2 milhão por poluição do Córrego Central

Confira AQUI a reportagem exibida no Balanço Geral, programa da TV Sorriso (RecordTV).

Mais imagens

 

Texto: Luana Rodrigues/Portal Sorriso