José Riva deixa a cadeia após seis meses

O ex-deputado estadual José Riva acaba de deixar o Centro de Custódia de Cuiabá (CCC), no bairro Carumbé, na tarde desta sexta-feira (8), após passar quase seis meses preso preventivamente. O alvará de soltura foi expedido pela juíza plantonista Renata do Carmo Evaristo, atendendo a uma decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O oficial de Justiça chegou ao CCC com o alvará por volta das 16h20. O advogado de Riva, Mario Sá, acompanhou a soltura do ex-deputado, e o acompanhou até o Fórum da Capital, onde ele deverá cumprir medidas restritivas.

Gilmar Mendes concedeu habeas corpus a Riva na última quinta-feira (7). Com isso, o ex-presidente da Assembleia Legislativa passará a noite do seu aniversário fora da cadeia. Nesta sexta-feira (8), ele completa mais um ano de vida. A data também é feriado municipal, pois comemora-se o aniversário de Cuiabá.

“Eu espero que Deus continue a me proteger como sempre fez. Hoje quero comemorar meu aniversário com meus netos, meus filhos, minha esposa e as pessoas que me amam. Acredito em Deus e na Justiça. O que vai acontecer agora não importa. O importante é eu sair daqui e ir para minha casa. Se for colocar tornozeleira, não tem problema nenhum”, afirmou o deputado à imprensa ao deixar o CCC.
 
Operação do Gaeco

Riva foi preso em 13 de outubro de 2016, pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), na operação Célula-Mãe, um desdobramento da Operação Metástase, acusado de desvio da verba de suprimento da Assembleia Legislativa, em um esquema que teria movimentado mais de R$ 2 milhões. 

Texto: Olhar Direto