Decriminalización de las drogas en Portugal: 20 años después
Sorriso: sem repasses, lavanderia e laboratório do Hospital Regional param
O Portal Sorriso MT volta a noticiar que o serviço de lavanderia prestado ao Hospital Regional de Sorriso (HRS) foi paralisado por falta de repasses devidos pelo Governo do Estado. Os médicos estão preocupados com as condições de higiene e o risco de infecções hospitalares.
A reportagem teve acesso ao ofício encaminhado pela empresa que presta serviço ao HRS e a outras unidades médicas do Estado. Nele consta que somente a unidade hospitalar de Sorriso deve à lavanderia R$ 874 mil. São mensalidades referentes aos meses de dezembro (dos anos de 2015 e 2016), além de janeiro, fevereiro, março e abril deste ano.
Com os recebimentos em atraso, a empresa mantém apenas 30% do serviço de locação, fornecimento, reposição, desinfecção e higienização da hotelaria hospitalar e cirúrgico e outros serviços.
De acordo com a empresa, os serviços foram prestados durante toda a execução do contrato. A vigência, porém, se encerrou no dia 1° de dezembro de 2015. Apesar disso, a Grifort foi solicitada e continuou a executar as atividades mesmo com os reiterados atrasos nos pagamentos.
A empresa, que também atende aos hospitais de Colíder, Alta Floresta e o Adauto Botelho (de Cuiabá), afirma que a inadimplência do Estado ultrapassa R$ 2 milhões. “Essa conjuntura causa desiquilíbrio econômico e compromete a prestação de serviços”, reclamou.
A reportagem novamente fez contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Saúde (SES) que ficou de se posicionar sobre o caso.
O laboratório do Hospital Regional de Sorriso também está funcionamento somente em 30% da sua capacidade pelo mesmo motivo.
Saiba mais:
Atraso nos pagamentos, superlotação e falta de medicações paralisam atendimentos no Hospital Regional de Sorriso
Mais imagens
Texto: Luana Rodrigues/Portal Sorriso MT